top of page

Sessões Especializadas

Formação

Formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em Psicologia, estagiei nas mais diversas áreas de atuação, desde a Psicologia Social até a Clínica Psicanalítica.

Trabalhei como psicóloga Organizacional e hoje me dedico exclusivamente a clínica, atendendo especialmente mulheres e população LGBTQIA+. 

Pós graduada em atendimento psicanalítico para Crianças pelo Instituto ESPE.

Pós graduanda em Fundamentos da Psicanálise Teoria e Prática pelo Instituo ESPE.

Sou co-fundadora do Projeto Travessia: tornando a psicanálise particular possível a estudantes universitários. 

Mulheres

Desde minha formação acadêmica me debrucei aos estudos do sofrimento das mulheres, especificamente, por entender as doloridas marcas que um sistema estruturalmente machista e patriarcal deixa em nós. A socialização enquanto mulheres nos subjuga a um diferente status em relação aos homens sendo alguns sintomas comuns a grande parte dessas: sobrecarga, exaustão, responsabilidade pelo cuidado (afetivo e corporal) dos demais, submissão, entre várias outras questões potencializadoras de sofrimento. 

O sofrimento é sempre individual mas não deixa de ser coletivo.

População LGBTQIA+

Se entender enquanto uma pessoa LGBTQIA+ passa por diversas questões socioculturais e intrasubjetivas.

Socialmente marcados por um discurso cis-heteronormativo em que a existência se limita a binaridade dos gêneros e das expressões sexuais, românticas e amorosas, existir enquanto aqueles que não seguem a regra imposta tem altos custos psíquicos, físicos e emocionais. 

Sofrimentos que podem ser compartilhados pela comunidade: medo, vergonha, sentimento persecutório, preocupação excessiva com estética e juventude, perfeccionismo compensatório, auto exigências severas, baixa auto-estima, entre demais questões. 

Viver autenticamente sendo quem se é: um ato de coragem, liberdade e antes de tudo, amor.

Que possamos ser o que somos, livres e, sempre que possível, felizes.

Minha Abordagem

Como teoria orientadora da minha prática clínica sigo a Psicanálise, mais especificamente a Psicanálise Lacaniana sendo essa centrada na escuta, acolhimento, respeito e compreensão das suas vivências. Entendendo que a linguagem é o que nos fundamenta e constitui enquanto sujeitos atravessados por afetos ambíguos, incongruentes e acima de tudo, válidos.

Aqui, é valorizada a construção de uma relação terapêutica baseada na confiança, livre de quaisquer julgamentos. Este é um espaço dedicado a promover o conhecimento da sua história, para que ao recontá-la você se enxergue cada vez mais nela, orientando sua vida para uma caminho de mais desejo e menos culpa.

Um caminho tortuoso construído com suas próprias mãos vale mais do que qualquer atalho alheio. 

"Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos."

Rubem Alves

Minha Abordgem

© 2025 por Fernanda Almeida, Psicóloga & Psicanalista.

bottom of page